quarta-feira, 3 de julho de 2013

Questões Aprendizagens do Futuro



O que é aprendizagem?

Bom pode-se dizer que a aprendizagem é método que consiste em estabelecer conexões entre certos estímulos e determinadas respostas, cujo resultado é aumentar a adaptação do ser vivo ao seu ambiente.

Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto?

No ensino tudo parte das decisões do professor, e é a ele que seu controle deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único para ser transmitido ao estudante. Na aprendizagem estamos nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir o conhecimento.

Como se inicia um projeto para aprender?

Através de estratégias para levantar certezas provisórias e dúvidas temporárias. A partir das necessidades dos alunos, inventando e decidindo é o que estes estudantes irão ativar e sustentar sua motivação.

Com que idade o aluno pode começar?

Será possível desenvolver projetos com crianças de 1º a 5º anos, porém, destacamos que a competências do aluno para formular e equacionar problemas, sendo assim não está sendo definido um grau de competência, mas um processo que precisa ser orientado.

E os currículos? Como ficam?

Os currículos das escolas têm sido propostos para atender a massificação do ensino, ou seja, não se planeja para um aluno e sim para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries (anos) e idades.

Como fica, então, o papel do professor?

Pela experiência adquirida mostra que os professores tem se surpreendido muito com a quantidade de informações trazidas por seus alunos, mesmo sendo sobre saúde, tecnologia, sendo que não haviam sido trabalhadas no currículo da escola.

E o aluno? Como aprende?

Buscar a informação em si não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Estes alunos devem estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento.

Como administrar a mudança na escola?

Na instituição escolar cada segmento da comunidade tem seu papel e sua função dentro da dinâmica geral do funcionamento. A mudança é irreversível e implica assumir responsabilidades. Para isso é preciso que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a acompanhar o processo e avaliar  os resultados.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Questões da Disciplina

1. Quais são os elementos construtivos das comunidades virtuais? E quais suas funções?

Os elementos construtivos são: componentes físicos: que é o computador, cabos e demais elementos que possibilitem o acesso a rede de computadores, componentes lógicos: são eles que irão definir o estrutura do ambiente, componentes humanos: é o grupo de pessoas que irão participar e cooperar nas comunidades, componentes ideológicos: é o agrupamento de pessoas com objetivos comuns em comunidades onde possui intencionalidade.

2. Quais relações podem ser produzidas em uma comunidade virtual?

São compostas por regras de valores e sinais, os sinais são símbolos para representar as expressões das pessoas e os valores são resultados da aplicação de normas, na qual são sentimentos e sensações oriundas.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Tecnologia a serviço da aprendizagem

Lousa Digital: A lousa digital similar a um computador, porém mais inteligente, pois, é sensível a um toque. Com ela o professor pode preparar aulas com apresentações como o power point, criar jogos, acessar a internet, estudar mapas através do google maps ou google earth. Além disso exibe imagens em 3D com som estéreo, imagine fazer uma apresentação em 3D do corpo humano?. Nota-se que é uma ferramenta onde a criatividade não tem limite.
 
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Para Refletir: Tecnologia da informação para uma prática pedagógica

  1. Qual destes três agentes (escola,professor,aluno) mais mudou em 30 anos?Qual menos mudou.Em que aspectos ocorreram mudanças.Porque não ocorreram mudanças? Que mudanças você sugere para a educação? Dos 3 agentes que proporcionaram maiores mudanças nos útimos 30 anos em meu ponto de vista foram os alunos, pois, a cada geração estes estão mais evoluídos em questão de tecnologias. Entretanto os professores podem melhor atender a esta demanda, vemos isto em prática quando os alunos acabam auxiliando e ensinando seus professores. Em relação aos aspectos da mudança acredito que foi o fato desses estudantes terem mais acesso e contato com o mundo virtual, seja em casa ou em cyber cafés. No entanto algumas destas mudanças não ocorreram por diversos fatores, exemplo disso é a má qualificação do profissional de educação com a tecnologia da informação. Toda via, podemos mudar este contexto educacional, isto é, trazendo cursos de capacitação para professores e funcionários, e recursos tecnológicos como projetores, tablets, notebooks, fazendo com que a sala de aula seja menos cansativa e passe a ser mais interativa.

  1. Relacione e exemplifique,conforme sua prática (como professora ou estudante)os aspectos que facilitam ou dificultam a utilização dos computadores na sala de aula. Pode-se considerar um dos fatores que impedem a utilização dos computadores na escola, a falta de um profissional qualificado ou um técnico em informática, para o auxílio, suporte e manutenção dos equipamentos, outra questão a ser levantada é a quantidade de máquinas para os estudantes, que muitas vezes são distribuídos um computador para 3 ou mais alunos. Em relação a facilidade para a prática pedagógica, é de fundamental importância, pois, este contexto faz parte da vida do ser humano do século XXI, e é uma ferramenta alternativa para professores e alunos, afinal vivemos em um mundo globalizado.






Educação em rede: Conectados com o mundo.
Boa noite.