O que é aprendizagem?
Bom pode-se dizer que a aprendizagem é método que consiste em estabelecer conexões entre certos estímulos e determinadas respostas, cujo resultado é aumentar a adaptação do ser vivo ao seu ambiente.
Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto?
No ensino tudo parte das decisões do professor, e é a ele que seu controle deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único para ser transmitido ao estudante. Na aprendizagem estamos nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir o conhecimento.
Como se inicia um projeto para aprender?
Através de estratégias para levantar certezas provisórias e dúvidas temporárias. A partir das necessidades dos alunos, inventando e decidindo é o que estes estudantes irão ativar e sustentar sua motivação.
Com que idade o aluno pode começar?
Será possível desenvolver projetos com crianças de 1º a 5º anos, porém, destacamos que a competências do aluno para formular e equacionar problemas, sendo assim não está sendo definido um grau de competência, mas um processo que precisa ser orientado.
E os currículos? Como ficam?
Os currículos das escolas têm sido propostos para atender a massificação do ensino, ou seja, não se planeja para um aluno e sim para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries (anos) e idades.
Como fica, então, o papel do professor?
Pela experiência adquirida mostra que os professores tem se surpreendido muito com a quantidade de informações trazidas por seus alunos, mesmo sendo sobre saúde, tecnologia, sendo que não haviam sido trabalhadas no currículo da escola.
E o aluno? Como aprende?
Buscar a informação em si não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Estes alunos devem estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento.
Como administrar a mudança na escola?
Na instituição escolar cada segmento da comunidade tem seu papel e sua função dentro da dinâmica geral do funcionamento. A mudança é irreversível e implica assumir responsabilidades. Para isso é preciso que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados.
